Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Rapaz Teimoso

O Rapaz Teimoso

25 de Julho, 2020

MADRE PAULA (ROMANCE)

Madre Paula de Odivelas, nome religioso de Paula Teresa da Silva e Almeida, foi a mais importante amante de D. João V de Portugal, o Rei-Sol português. O romance de Patrícia Müller, publicado em 2014, conta-nos a história deste amor proibido mas muito intenso, que levou o rei a ignorar o bom senso e a tomar a freira como sua amante, confidente e conselheira, com a qual permaneceu junto secretamente, mais de uma década, chegando a ter um filho da mesma. 

A ação decorre em Lisboa no início de século XVIII e Paula, filha de um pobre ourives, é obrigada a ingressar no Mosteiro de São Dinis, em Odivelas, pois o pai já não a consegue sustentar. Paula era só mais uma entre as raparigas que naquela altura eram forçadas a entrar na vida religiosa (a prostituição era a outra opção e os pais não queriam que esse fosse o futuro das suas filhas), pois em muitas das casas não havia estabilidade financeira e passava-se fome. No entanto, quis o destino que aquela rapariga de pé descalço se tornasse na freira mais conhecida da nossa história e numa das mulheres mais poderosas de um reino que vivia no extravagante esplendor pago com os escravos de África e com o ouro do Brasil.

Em julho de 2017, o romance de Patrícia Müller é adaptado para uma série de ficcção da RTP, protagonizada por Joana Ribeiro e Paulo Pires, contando ainda com nomes como Sandra Faleiro, Pedro Lacerda e Miguel Nunes. Uma série muitíssimo bem produzida, na minha ótica, e com um excelente guada-roupa.

Aconselho à leitura prévia do romance " Madre Paula - Mulher de Deus, Amante do Rei", pois é mais pormenorizado e contextualiza-nos melhor a época e as personagens e, só depois ao visionamento da série de ficcção "Madre Paula", disponível no RTP Play.